sábado, 22 de janeiro de 2011

CÉREBROS DE VOLTA


EXCELENTE MATÉRIA PUBLICADA NO CORREIO DO POVO DO DIA 22.01.2011. VALE A PENA LER E ACOMPANHAR ...

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No dia 18.05.2011 participamos do Curso de  Formação do Terceiro Ciclo, na E.M.E.F. ANA ÍRIS DO AMARAL, com apresentações artisticas e grupos de debate.

No grupo de Ciências, refletimos, problematizamos e debatemos a nossa prática pedagógica. Trocamos experiências de sucesso e de fracasso. Realimentamos a esperança de realizar aulas com aprendizagens significativas e fundamentais, dentro do contexto que vivenciamos nas escolas do município de Porto Alegre, região Leste.


Discutimos também a questão ambiental e os novos projetos em ação, das Tecnologias Socioambientais. Alguns colegas haviam participado do Curso de Formação para a confecção do equipamento a partir de garrafas pet, que promove  aquecimento da água e economia de energia elétrica, uma alternativa muito interessante.



Linha Pedagógica


Conforme o discurso de abertura, toda linha pedagógica é aceita, desde que promova o crescimento do nosso aluno (democracia) e qualifique a educação. Como referência nacional, as competências e habilidades sugeridas pelo MEC são aplicáveis em nossa realidade, portanto, podem ser seguidas.


Trecho da página 82



Foram selecionados os seguintes conteúdos centrais para o desenvolvimento de conceitos, procedimentos e atitudes:
- investigação de tecnologias usuais e tradicionais de mesma finalidade, comparando-as quanto à qualidade das soluções obtidas e outras vantagens ou problemas ligados ao ambiente e ao conforto, valorizando os direitos do consumidor e a qualidade de vida;

- comparação e classificação de diferentes equipamentos de uso cotidiano segundo sua finalidade, energias envolvidas e princípios de funcionamento, estabelecendo a seqüência de transformações de energia, valorizando o consumo criterioso de energia, os direitos do consumidor e a qualidade de vida;
- comparação e classificação de diferentes materiais segundo sua finalidade, a origem de sua matéria-prima e os processos de produção, investigando a seqüência de separação e preparação de misturas ou síntese de substâncias, na indústria ou artesanato de bem de consumo, valorizando o consumo criterioso de materiais;
- investigação dos modos de conservação de alimentos, cozimento, adição de substâncias, refrigeração e desidratação.quanto ao modo de atuação específico, à importância social histórica e local, descrevendo processos industriais e artesanais para este fim.



MUSEU INTINERANTE DO NEGRO



No mês de abril/2011, juntamente com colegas do Colégio Marcírio, realizamos a formação do Museu de Percurso do Negro em Porto Alegre/RS, com visita a pontos históricos.

O projeto estabelece visualização e fruição de espaços marcantes para a etnia negra do ponto de vista da memória, da identidade e da cidadania, gerando percursos através da construção de obras públicas que referendem a passagem dos ancestrais por lugares territorializados pela comunidade negra na capital.

http://percursodonegro.blogspot.com/

http://museudepercursodonegro.blogspot.com/





FILME: O CONTADOR DE HISTÓRIAS

No ano passado, no Colégio Giúdice, assistimos e debatemos o filme: O Contador de Histórias.


O Contador de Histórias (Brasil2009) é um filme biográfico, que conta a história de um contador de histórias. Trata-se de Roberto Carlos Ramos, ou Roberto Carlos Contador de Histórias, como é conhecido em Belo Horizonte. O diretor Luiz Villaça descobriu o contador de história por acaso, em um livro infantil que seu filho havia ganhado de presente, e após ler a história deRoberto Carlos, desenvolveu o projeto do filme premiado com o selo daUnesco, Organização das Nações Unidas.

O filme passa-se na década de 1970, iniciando sua ação na cidade de Belo Horizonte onde Roberto Carlos Ramos vive com a mãe e seus nove irmãos em uma favela. A mãe leva-o então para a Febem acreditando que lá o filho terá melhores oportunidades, podendo até tornar-se um doutor . Na instituição, Roberto Carlos usa sua criatividade para conseguir mais comida e atenção, também aprende a impor moral entre os internos, mas ao tornar-se adolescente é transferido para outra instituição onde as regras são mais rígidas.Para fugir de castigos físicos, ele e outros internos descobrem o mundo das drogas e de pequenos delitos, fugindo sempre que aparece oportunidade para isso. Seu comportamento é rotulado pela instituição de irrecuperável. Nesse momento de sua vida, aparece a pedagoga francesa Margherit Duvas, que aos poucos, com palavras carinhosas e atitudes educadas vai conquistando o menino irrecuperável. Ela o adota e ele então tem a chance de se alfabetizar, estudar e dar asas a sua criatividade. Ambos vão viver na França. Após concluir seus estudos, Roberto Carlos retorna à Febém, como educador, e inicia sua história com outras crianças e adolescentes que ele vai adotando e criando uma família numerosa, com vinte filhos adotivos, alguns, como ele, ditos irrecuperáveis pelas instituições.




ANEMIA FALCIFORME

No mês de novembro de 2010 acompanhei os alunos do Colégio Giúdice em uma palestra sobre Anemia Falciforme na Semana da Consciência Negra, no Parque Harmonia.

A palestra foi proferida pela AGAFAL,Grupo de Apoio à Doença Falciforme-GAPAF, FENAFAL e PQT Lanceiros Negros, Conselho Estadual da Comunidade Negra (CODENE), MS - Política do Sangue - Coordenação da Política Nacional de Doença Falciforme.

Anemia Falciforme (ou depranocitose) é o nome dado a uma doença hereditária que causa a malformação das hemácias, que assumem forma semelhante a foices (de onde vem o nome da doença), com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte deoxigênio nos indivíduos acometidos pela doença. É comum na África, naEuropa mediterrânea, no Oriente Médio e regiões da Índia.
A expectativa de vida é encurtada, com estudos reportando uma expectativa de vida média de 42 e 48 anos, em indivíduos masculinos e femininos, respectivamente...
O DIAGNÓSTICO é realizado pelo Teste do pézinho e Eletroforese de Hemoglobina.




Doença falciforme é a denominação usada para caracterizar uma doença causada pela presença de hemoglobina S (HbS) nas hemácias de um indivíduo. A HbS é formada pela subsituição da adenina por timina codificando valina ao invés de ácido glutâmico na posição 136 da cadeia beta da hemoglobina. A hemoglobina anormal formada, HbS, substitui a hemoglobina A1 (HbA1) normal presente nas hemácias.




No Curso foi apresentado a Dactilite (Síndrome Mão-Pé)


Acomete crianças na primeira infância, principalmente entre 6 meses a 2 anos de idade. Os episódios são tipicamente caracterizados por dor intensa e edema (sem eritema) no dorso das mãos e dos pés (fig. 6.2.1). Pelo menos duas e geralmente as quatro extremidades estão envolvidas, carretando um crescimento desproporcional entre os dedos (fig. 6.2.2). São comuns a febre e a leucocitose; as alterações radiográficas com afinamento cortical e destruição dos metacarpos, metatarsos e falanges, aparecem 2 a 3 semanas após o início dos sintomas. Os episódios são autolimitados e se resolvem dentro de 1 a 2 semanas, sendo a recorrência comum. Tratamento com sintomáticos.

Vídeo Anemia Falciforme


FENAFAL

http://fenafal.wordpress.com/2010/12/14/curso-de-multiplicadores-em-doenca-falciforme/


No Registro de Frequência da ocorrência do Gene da AF, no Brasil (2005), o RS apresenta apenas 2% de casos, contra 4% no RJ e 5% na Ba.

A Equipe também falou sobre DST.

Outros detalhes podem ser visualizados no Relatório de Atividades da Prefeitura Municipal de Porto Alegre,


http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/gpo/usu_doc/ra_2010_completo.pdf




No ano de 2010, recordo de dois momentos de formação: a palestra do Dr. Carlos Seabra, na UFRGS,  e o curso de formação no Colégio Sevigne, sobre Docência, Identidade e Autoria do Prof. Dr. Nilton Mullet Pereira e Desafios do Processo na Escola Contemporânea, da Dra. Clarice Salete Traversini .

Revendo o material, encontrei um Blog com o tema,

Roselly Carvalho de Araújo é professora de matemática há 22 anos. Um belo dia, deixou de lado o giz e o quadro negro e levou seus alunos para o laboratório de informática. Ela listou nomes de artistas e pediu que os pequenos identificassem formas geométricas nas obras de arte, tudo via pesquisa na internet. "Fiquei impressionada quando um deles falou ter visto um quadro da Tarsila do Amaral no Faustão", conta.
De certa forma, a pequena história de Roselly resume o tema da palestra de Carlos Seabra no Fronteiras Educação – Diálogos com Professores, realizada no dia 09 de dezembro, no Salão de Atos da UFRGS, em Porto Alegre. O debate sobre o uso de tecnologias no ensino e como explorar o potencial delas na aprendizagem foi um sucesso de público, crítica e repercussão na mídia. Também marcou o último encontro do Fronteiras do Pensamento 2010 e o encerramento do ano letivo da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED).

Dois mil educadores assistiram aos dois encontros, com mais de duas horas de duração cada. Com a mediação dos professores Ítalo Dutra, do Colégio Aplicação, e Daniela Bortolon da Silva, da Smed, Seabra argumentou que o computador não pode estar restrito a laboratórios de informática. Brincou que seria o mesmo que entregar lápis para os homens da Pré-História, mas limitar o uso a apenas uma caverna. O aluno deve ser estimulado a usar as ferramentas do celular, interagir de casa via sites como o Twitter, tudo para desenvolver o empreendedorismo cognitivo. "Os alunos precisam ter prazer em buscar conhecimento. Na Grécia Antiga, quando Sócrates disseminava seus ensinamentos à sombra de uma árvore, quem o ouvia adorava estar lá, aprendendo", filosofou.

Segundo Seabra, os professores devem apropriar-se da tecnologia disponível. Defende que a utilização de computadores, smartphones, tablets e suas ferramentas estimulam os alunos a levantar hipóteses, reconhecer padrões, desenvolver projetos, saber pesquisar, ser metódico, entre outros. "A principal tecnologia é utilizar o cérebro. E o computador é uma prótese, uma extensão da mente. Os professores que ainda não têm acesso a ele na escola, já devem imaginar o que farão quando o tiverem", afirma.

Carime Kanbour, vice-presidente do Instituto Claro, incentivador do Fronteiras Educação, lembrou que o evento foi uma forma de se aproximar dos professores e conhecer um pouco melhor a realidade deles. Para o Instituto, a utilização das novas tecnologias no ensino é uma bandeira. "É importante para ver se estas ideias podem ser aplicadas na prática. Acreditamos que as novas tecnologias são aliadas na difusão do conteúdo e ajudam na construção de uma nova realidade de aprendizagem", projeta.

Para a Secretária da Educação, Cleci Jurach, o professor municipal ganhou um presente de Natal. Ela espera que a palestra de Seabra abra novas possibilidades para os educadores planejarem no ano letivo de 2011 com outra perspectiva, um pouco mais tecnológica. "É o que sempre dizemos: 'a educação não está pronta'. A fazemos o tempo todo, construindo conhecimento", defende.

E para fazer com que esta tarefa seja facilitada, todos os presentes receberam uma publicação de 28 páginas sobre o tema, organizada por Seabra, com conteúdos sobre o uso da internet e de suas ferramentas no ensino. A cartilha será distribuída para todos os professores da Rede Municipal de Ensino. Mas seu conteúdo também está disponível para download no site do Instituto Claro. Instituições de Ensino interessadas em ter o fascículo devem contatar a Central de Relacionamento do Fronteiras pelo e-mail:
relacionamento@fronteirasdopensamento.com.br

A expectativa é que todos sigam o exemplo da professora Roselly, buscando alternativas para ampliar o conhecimento dos alunos e fazer da escola um prazer, não uma mera obrigação.

O Fronteiras Educação – Diálogos com Professores é uma iniciativa do Instituto Claro com o apoio cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. A edição 2010 do Fronteiras do Pensamento – Para compreender o século XXI é apresentada pela Braskem, tem o patrocínio de Unimed POA, Gerdau, Grupo RBS, Instituto Claro e Refap, e o apoio cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Anhanguera Educacional e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

- Saiba como funciona a cartilha no vídeo Tecnologias na Escola:

- Faça o download completo da cartilha:

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