Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel. Segundo Marco Antônio Moreira "a
aprendizagem significativa é um processo por meio do qual uma nova
informação relaciona-se, de maneira substantiva (não-literal) e
não-arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do
indivíduo". Em outras palavras, os novos conhecimentos que se
adquirem relacionam-se com o conhecimento prévio que o aluno possui.
Ausubel define este conhecimento prévio como "conceito subsunçor" ou simplesmente "subsunçor". Os subsunçores
são estruturas de conhecimento específicos que podem ser mais ou menos
abrangentes de acordo com a freqüência com que ocorre aprendizagem
significativa em conjunto com um dado subsunçor.
- Subsunçores
A aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos relevantes (subsunçores) preexistentes na estrutura cognitiva
do aprendiz. Ausubel define estruturas cognitivas como estruturas
hierarquicas de conceitos que são representações de experiências
sensoriais do indivíduo. A ocorrência da aprendizagem significativa
implica o crescimento e modificação do conceito subsunçor. A partir de
um conceito geral (já incorporado pelo aluno) o conhecimento pode ser
construído de modo a liga-lo com novos conceitos facilitando a
compreensão das novas informações, o que dá significado real ao
conhecimento adquirido. As idéias novas só podem ser aprendidas e
retidas de maneira útil caso se refiram a conceitos e proposições já
disponíveis, que proporcionam as âncoras conceituais.
- Primeiros estudos
Ausubel publicou seus primeiros estudos sobre a teoria da aprendizagem significativa em 1963 (The Psychology of Meaningful Verbal Learning) e desenvolveu-a durante as décadas de 1960 e 1970. Mais tarde, no final da década de 1970, Ausubel recebeu a contribuição de Joseph Novak,
que progressivamente incumbiu-se de refinar e divulgar a teoria. Com a
contribuição de Novak, a teoria da aprendizagem significativa modificou o
foco do ensino do modelo estímulo→ resposta→ reforço positivo para o
modelo aprendizagem significativa→ mudança conceptual→ construtivismo.
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