Há 16 anos estudo estratégias de Prevenção às Drogas, já realizei todos os cursos teóricos ao meu alcance, inclusive os do SENAD oferecidos por EAD, visitei hospitais de desintoxicação, atuei em grupos de mútua-ajuda, pesquisei muitos sites, palestrei em vários locais e atualmente também tenho observado usuários e dependentes de álcool, na cidade de Porto Alegre. Às vezes, consigo uma aproximação e investigo os motivos que os levam ao uso contínuo e incontrolável...
Incrivelmente o fato ocorre em todas as camadas sociais e culturais, nas mais diversas faixas etárias, prevalecendo o uso intensivo na população masculina, porém, na feminina também visualiza-se inúmeros casos. Conforme a revista Veja, Porto Alegre é a terceira capital no Brasil com maior índice de usuários de drogas, quanta contradição!?
Se o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com melhor desempenho na área da educação, por que apresenta o alto índice de consumidores de drogas e de DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis)? Será que estamos com um problema de Inteligência Emocional?
Se o Rio Grande do Sul é o terceiro estado com melhor desempenho na área da educação, por que apresenta o alto índice de consumidores de drogas e de DST´s (Doenças Sexualmente Transmissíveis)? Será que estamos com um problema de Inteligência Emocional?
Nessa busca por estratégias preventivas, em prol da saúde e da qualidade de vida das pessoas, estarei inserindo neste Blog, periodicamente informações a respeito de Prevenção âs drogas na Sociedade Portoalegrensse, quem quiser enviar suas dicas para publicação, agradeço. marielhidalgo@gmail.com
PREVENÇÃO ÀS DROGAS - Sugestão 1
Muitas vezes, apenas o conhecimento sobre os efeitos nocivos do consumo do álcool podem não ser suficientes para evitar que os adolescentes se iniciem ao consumo e abuso do álcool. Sendo o alcoolismo uma doença biopsicossocial, que provoca danos gravíssimos ao organismo, é fundamental haver estratégias de prevenção ao alcoolismo na adolescência que envolvam as camadas sociais mais jovens.
Tendo em vista que o acesso a bebidas alcoólicas é facilitado pela nossa economia de super consumo, os jovens que tem histórias de alcoolismo na família (PREDISPOSIÇÃO FISIOLÓGICA), correm um grave risco de se iniciar neste padrão de dependências caso não sejam devidamente acompanhados. Por isso, é necessário que os médicos de família estejam preparados para alertar e apoiar devidamente tanto o jovem como a sua família. Como forma de prevenção do alcoolismo na adolescência devemos também incutir nos mais jovens a importância de um estilo de vida saudável.
O consumo de álcool inicia-se cedo, é uma forma que o jovem encontra para reafirmar a independência, liberdade na tomada de decisões, e/ou imitação de hábitos que vê em adultos. Pode também ser uma forma fácil de libertar as suas inibições e bloqueios emocionais que o reprimem e travam de viver um envolvimento social e emocional saudável de partilha.
Proibir apenas os adolescentes de beber como forma de prevenção do alcoolismo na adolescência, não adianta, enquanto existirem bebidas alcoólicas de fácil acesso (supermercados), é necessário que haja uma sensibilização para a promoção da saúde e segurança.
Fazer seminários didáticos e interativos onde se exponha os perigos e danos do uso e abuso do álcool. Incentivar atividades recreativas e desportivas para os jovens ocuparem o seu tempo livre (fora das horas de estudo).
É fundamental que todos os adolescentes tenham uma visão social crítica sobre os danos que o álcool pode provocar no seu corpo físico e na sua vida social, que a dependência e abuso podem causar danos irreversíveis nas suas vidas. É importante despertar o senso crítico, para que o jovem esteja consciente das suas decisões e aprenda a responsabilizar-se pelas suas ações, possíveis acidentes de automóveis, bem como envolvimento em discussões e brigas com desconhecidos.
É urgente ter uma verdadeira consciência do que é o alcoolismo, a prevenção das tendências de uso, abuso e dependências do álcool como forma de prevenção do alcoolismo na adolescência.
Adaptado de: http://tratamentoalcoolismo.org/41-prevencao-alcoolismo-adolescencia/
Bah, pesquisando na internet, me descobri em um site, sendo referência na mesma página do grande Augusto Cury!
Esqueceram de citar a discriminação social nos slides.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário