domingo, 6 de fevereiro de 2011

CRACK - NEM PENSAR !



Que conselhos daria aos pais/filhos para melhorarem a sua relação?

Que conversem mais, que tenham mais tempo disponível, mais tempo útil, que é o que se chama tempo de qualidade. O tempo de qualidade é estar efectivamente uns com os outros e sentir que estamos próximos e que nos preocupamos uns com os outros. Porque as vezes até podemos estar muito tempo, e nenhum desse tempo ser de qualidade. Portanto devemos preocupar-nos com os outros, no sentido de darmos aos outros, aquilo que nós sentimos que temos necessidade de receber deles.


Como devem os pais exercer a sua autoridade para com os filhos?

Fazendo-os assumir a responsabilidade dos seus actos, responsabilizando-os, sobretudo atribuindo-lhes funções e cargos dentro da família, responsabilidade dentro da família, papeis dentro da família que são fundamentais.
 
O que leva uma criança a sentir-se segura?
 
Isto significa que quem quer que esteja cuidando de uma criança deve conhecer essa criança e trabalhar na base de uma estimulante relação pessoal. Se formos pessoas presentes e coerentes, podemos fornecer estabilidade que não seja rígida, limitante e castradora, mas viva, criativa, espontânea e humana. É isto que faz cada criança sentir-se segura. A criança que conheceu a segurança tem a expectativa de que nunca será abandonada, embora as frustrações estejam presentes sendo estas inevitáveis e fazendo parte da nossa constituição de pessoa. Essas condições de ambiente “suficientemente bom” devem fazer parte desde o início da vida do bebê. As funções materna e paterna levam a um sentimento de segurança.”
 
Educar é dar bons exemplos
 
“Faça com que a sua influência seja positiva!”
 
“Final Feliz é um livro que reúne um conjunto de crónicas sobre dificuldades comuns no desenvolvimento recíproco das relações entre pais e filhos. Partindo quase sempre de pequenos exemplos concretos, desenvolvem-se ideias teóricas que explicam algumas origens bem como soluções dessas mesmas dificuldades, realçando sempre os aspectos positivos e saudáveis que devem prevalecer durante os ciclos evolutivos das famílias. Este livro destina-se a pais, educadores, professores, assistentes sociais, médicos e todos aqueles que, junto dos mais novos por quem são responsáveis, desejam viver histórias de… final feliz!”
 Vídeos para sensibilização:

ALGUMAS CRIANÇAS GOSTARIAM QUE SEUS PAIS FOSSEM ANIMAIS
 
Sites relacionados com o tema:

Ajuda Emocional.com

Duplipensar.net

JOVENS

Pais e filhos

Psicologia.com.pt

TEMA LIVRE
,

Nenhum comentário: