Computadores, celulares, televisões, refrigeradores e outros equipamentos devem ser encaminhados para descarte nos locais apropriados ou junto aos fornecedores dos equipamentos.
Na Av. Ipiranga, 1200, na PROCEMPA, você pode descartar seus equipamentos com segurança e tranquilidade. Para isso, é só preencher um documento com as características do que está sendo doado e de quem está descartando, para controle de quantidades do lixo e descarte na cidade de Porto Alegre.
http://www.consumidorrs.com.br/rs2/inicial.php?imgm=n&case=2&idnot=13773
Mais Informações:
http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/smam/usu_doc/boas_praticas_-_eletronicos.pdf
FONE SMAM: 3289-7500
Só de computadores são 96,8 mil toneladas descartadas anualmente no país, volume que perde somente para o da China, com 300 mil toneladas/ano. Outros descartes anuais do Brasil: 137.000 toneladas de televisores, 17.200 toneladas de impressoras, 115.000 toneladas de geladeiras e 2.200 toneladas de celulares. Quando descartados incorretamente ou incinerados, esses materiais liberam toxinas que poluem o ambiente e são maléficas à saúde.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada no início de julho pela Câmara dos Deputados, exige que os fabricantes, importadores e vendedores recebam de volta os eletrônicos e façam o descarte adequado. O processo, chamado de logística reversa, responsabiliza as empresas quanto à destinação do lixo eletrônico. Mas a população deve levar os materiais velhos até os postos de coleta nas lojas ou no endereço citado acima.
http://www.consumidorrs.com.br/rs2/inicial.php?imgm=n&case=2&idnot=13773
Cooperação - A alternativa de destino para o e-waste (resíduos resultantes da rápida obsolescência de equipamentos eletrônicos) acontece graça a uma parceria entre Procempa e DMLU, que realizará o descarte final na forma ambientalmente correta. "A parceriamostra que é possível o poder público interferir nesse processo e incentivar ações que impulsionem o correto descarte desses resíduos, que chegam a 40 milhões de toneladas por ano, em nível mundial, segundo levantamento da ONU", afirmou o presidente da Procempa, André Imar Kulczynski. "O resultado é a garantia de proteção do meio ambiente para os efeitos nocivos causados pelos equipamentos quando jogados no lixo comum."
Nenhum comentário:
Postar um comentário