sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ciência e Tecnologia



O Desenvolvimento Social é uma das vertentes mais importantes das atuais políticas de Estado. Sua consolidação representa a promoção, a popularização e o aperfeiçoamento do ensino de CIÊNCIAS nas escolas, bem como a produção e a difusão de tecnologias e inovações para a inclusão social. Neste contexto estão a realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), a promoção da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a implantação de Tecnologias Assistivas, Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), apoio aos Telecentros e Arranjos Produtivos Locais (APLs), bem como a P&D para a Segurança Alimentar e Nutricional.

http://www.mct.gov.br/index.php/content/view/73413/IV_Ciencia_Tecnologia_e_Inovacao_para_o_Desenvolvimento_Social.html

O QUE ENSINAR EM CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS? 

A Coleção, lançada pela AEB e pelo MEC, permite aos educadores aprofundar os conteúdos e enriquecer as atividades em sala de aula. As obras devem ser incorporadas ao acervo bibliográfico das escolas da rede pública de ensino. Os livros falam de Astronomia, astronáutica e mudanças climáticas.

Foi lançado no estande do programa AEB Escola – da Agência Espacial Brasileira (AEB) -, na 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Natal (RN), o livro Mudanças Climáticas – volume 13 da Coleção Explorando o Ensino, do Ministério da Educação (MEC). A publicação é resultado de uma parceria entre a AEB e o MEC.

A publicação traz ao professor uma ampla gama de conhecimentos científicos sobre o aquecimento global e suas repercussões sociais, ambientais e econômicas. Segundo um dos autores do livro, Neilton Fidelis, o objetivo maior é auxiliar a compreensão do fenômeno da intensificação do efeito estufa devido às atividades humanas, aprofundar o conhecimento de sua base científica, discutindo suas causas e efeitos, além de mitigações possíveis.

O livro já havia sido lançado, em Brasília, no dia 8 de julho, em cerimônia na AEB, com a participação dos ministros do MEC, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende. No entanto, por ter nascido em Natal e ser professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Neilton achou importante lançar o livro, também, na cidade. “Além do mais, não há espaço mais propício para a divulgação do tema do que a SBPC. Professores e alunos de todos os estados circulam pelo evento”, completou.

Além de Neilton Fidelis, são autores do livro, o meteorologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Gilvan Sampaio e a da empresa de Pesquisa Energética Rachel Martins. A publicação conta, ainda, funcionária com colaboradores de diversos institutos, universidades e centros de pesquisa.

Após a cerimônia de lançamento, os presentes receberam os três volumes lançados pela AEB, em parceria com o MEC. Os outros dois tratam sobre Astronomia e Astronáutica (volumes 11 e 12 da Coleção Explorando o Ensino do MEC).

http://www.aeb.gov.br/2010/07/livro-mudancas-climaticas-e-lancado-na-sbpc/

O QUE ENSINAR EM QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS?

Artigo interessante dos meus Ex-Prof. do Mestrado
Roque Moraes*
Maurivan Güntzel Ramos**

http://pt.scribd.com/doc/88619971/CIENCIAS

Nenhum comentário: