Educar e Cuidar, palestra proferida por Maria Claudia Bombassaro, no Encontro de Formação de Professores da Smed, Porto Alegre. A Coordenadora E.I. apresentou muitas ideias para reflexão, entre elas: saber olhar, saber ouvir, prestar atenção na criança que contempla. Cuidar do corpo, emoção e mente.
O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais que um momento de atenção. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro. Leonardo Boff.
O cuidado entra na natureza e na constituição do ser humano...Sem o cuidado, ele deixa de ser humano. Se não receber cuidado desde o nascimento até a morte, o ser humano desestrutura-se, definha, perde sentido e morre. Se, ao largo da vida, não fizer com cuidado tudo que empreender, acabará por prejudicar a si mesmo e por destruir o que estiver a sua volta...O cuidado deve ser entendido na linha da essência humana. Leonardo Boff
Compreender não consiste em elencar dados. Mas em ver o nexo entre eles e em detectar a estrutura invisível que os suporta. Esta não aparece. Recolhe-se num nível mais profundo. Revela-se através dos fatos. Descer até aí através dos dados e subir novamente para compreender os dados: eis o processo de todo o verdadeiro conhecimento. Em ciência e também em teologia. Leonardo Boff
O pior cárcere não é o que aprisiona o corpo, mas o que asfixia a mente e algema a emoção. Augusto Cury
Michel Foucault; Poitiers, 15 de outubro de 1926 — Paris, 25 de junho de 1984 foi um importante filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984. O cuidado de si mesmo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário