Objetivos
- Construir uma batata humanoide
com o uso do computador Linux 4.0, a partir dos programas educacionais (jogo do
“Homem-Batata”).
- Realizar descobertas e fazer
escolhas diante do cenário do jogo, que apresenta múltiplas combinações.
- Manusear o ambiente virtual
colorido e sonoro, com o uso do mouse, permitindo uma construção criativa.
- Desenvolver a autonomia e a autoestima na realização de atividades virtuais.
- Realizar uma segunda construção,
o “Potato Guy,” após a troca de cenário.
- Propiciar contato com vocábulos
em inglês no “Potato Guy,” de forma lúdica.
Foto do Jogo Homem-Batata - Linux 4.0, por Mariel Hidalgo.
Conteúdo
Estudo do solo e a plantação de batatas.
Ano
B30 (5ª. Série).
Tempo estimado
Uma aula.
Material necessário
- Computador Linux 4.0
- Jogo Homem-Batata
Desenvolvimento
Agendar o Laboratório de Informática
previamente. Levar a turma de alunos ao Laboratório e associar o conhecimento
estudado a respeito do solo com a atividade lúdica a ser realizada. Propor o
desafio de criarem uma batata humanoide bem criativa. Explicar no quadro branco
a sequência dos itens a serem seguidos para que possam encontrar o jogo dentro
do computador ou entregar numa folha impressa. O professor deve circular e acompanhar
os alunos durante a realização da atividade, se possível, fotografar as
produções virtuais, para que todas as criações possam ser visualizadas em outra
aula. Após, os alunos devem trocar o cenário, realizar nova produção com o “Potato
Guy,” observando o vocabulário em inglês. Caso haja tempo, podem ser explorados
outros cenários ou outros jogos, como o KGoldrunner, KBlocks, Kapman, etc.

Vocábulos em Inglês
Eyes – olhos
Ears – orelhas
Eyebrows – sobrancelhas
Mouths – bocas
Noses – narizes
Glasses - óculos
Hats – chapéus
Ties - laços
Moustaches - bigodes
Jewelery - jóias
Avaliação
A avaliação será realizada
durante o processo de construção dos cenários. Se forem registradas as fotos
das produções, poderão ser utilizadas em outra aula, para um painel, relatório
ou produção de história em quadrinhos.
Foto do Jogo Kapman
Foto do Jogo KGoldrunner
Foto do Jogo KBlocks
Iniciou no dia 18 de outubro a 1ª edição do Curso de Software Livre - Linux Educacional 4.0 destinado a formação de professores que atuam nas 28 escolas de nossa rede municipal que receberam os laboratórios PROINFO. O objetivo da formação, em EAD. é aproximar os docentes do sistema operacional e principalmente fomentar a reflexão de um planejamento mais qualificado no que diz respeito ao uso de tecnologias e mídias na sala de aula.
Dica de Planos de Aula
Promover habilidades diversificadas com a criança desenvolve aptidões mentais e eleva o grau de compreensão, ativando a inteligência geral, que opera e organiza a mobilização dos conhecimentos de conjunto em cada situação particular da vida, inclusive possibilitando que o jovem recuse drogas. MORIN (2001, p. 39).
www.cienciasparaescola.blogspot.com
RELATÓRIO DO
PROJETO EDUCACIONAL HOMEM-BATATA
O Laboratório
de Informática da EMEF N.S.F. é muito frequentado pelos
professores e seus alunos, por esta razão, é preciso fazer pré-agendamento para
utilizá-lo. No entanto, na quarta-feira, dia 10 de outubro, surgiu uma
oportunidade inesperada de aplicar o projeto Homem-Batata para a turma B 34.
Estava chovendo e a professora de Educação Física não poderia utilizar as
quadras de esportes e por coincidência o Laboratório estava disponível.
A professora
de Educação Física e eu (Ciências), da Turma B 34, entramos no Laboratório de
Informática com os alunos, o Estagiário (monitor) já estava com
os computadores ligados. Os alunos se acomodaram e expliquei a atividade que
eles deveriam realizar: construir uma batata humanoide bem criativa com o
programa educacional Homem-Batata.
Eles seguiram
os itens indicados, conseguiram localizar o programa e fizeram belas
construções. Fotografei algumas, conforme anexo (infelizmente terminou a pilha
da máquina de fotos).
Assim, após
colocar em prática o projeto, acompanhar as produções e a alegria dos alunos em
explorar o ambiente virtual de forma divertida e criativa, penso que possa repetir
o mesmo projeto com as outras turmas de B 30 na próxima semana e começar a
planejar alguma atividade para ser realizada em novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário