sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Plano pedagógico de aplicação - Jogo


Objetivos
- Construir uma batata humanoide com o uso do computador Linux 4.0, a partir dos programas educacionais (jogo do “Homem-Batata”).
- Realizar descobertas e fazer escolhas diante do cenário do jogo, que apresenta múltiplas combinações.
- Manusear o ambiente virtual colorido e sonoro, com o uso do mouse, permitindo uma construção criativa.
- Desenvolver a autonomia e a autoestima na realização de atividades virtuais.
- Realizar uma segunda construção, o “Potato Guy,” após a troca de cenário.
- Propiciar contato com vocábulos em inglês no  “Potato Guy,” de forma lúdica.

Foto do Jogo Homem-Batata - Linux 4.0, por Mariel Hidalgo.

Conteúdo
Estudo do solo e a plantação de batatas.

Ano
B30 (5ª. Série).

Tempo estimado
Uma aula.

Material necessário
- Computador Linux 4.0
- Jogo Homem-Batata

Desenvolvimento
Agendar o Laboratório de Informática previamente. Levar a turma de alunos ao Laboratório e associar o conhecimento estudado a respeito do solo com a atividade lúdica a ser realizada. Propor o desafio de criarem uma batata humanoide bem criativa. Explicar no quadro branco a sequência dos itens a serem seguidos para que possam encontrar o jogo dentro do computador ou entregar numa folha impressa. O professor deve circular e acompanhar os alunos durante a realização da atividade, se possível, fotografar as produções virtuais, para que todas as criações possam ser visualizadas em outra aula. Após, os alunos devem trocar o cenário, realizar nova produção com o “Potato Guy,” observando o vocabulário em inglês. Caso haja tempo, podem ser explorados outros cenários ou outros jogos, como o KGoldrunner, KBlocks, Kapman, etc.


Vocábulos em Inglês

Eyes – olhos
Ears – orelhas
Eyebrows – sobrancelhas
Mouths – bocas
Noses – narizes
Glasses - óculos
Hats – chapéus
Ties - laços
Moustaches - bigodes
Jewelery - jóias

Avaliação
A avaliação será realizada durante o processo de construção dos cenários. Se forem registradas as fotos das produções, poderão ser utilizadas em outra aula, para um painel, relatório ou produção de história em quadrinhos.


Foto do Jogo Kapman 


Foto do Jogo KGoldrunner


Foto do Jogo KBlocks



Área de Trabalho Linux 4.0


Iniciou no dia 18 de outubro a 1ª edição do Curso de Software Livre - Linux Educacional 4.0 destinado a formação de professores que atuam nas 28 escolas de nossa rede municipal que receberam os laboratórios PROINFO. O objetivo da formação, em EAD. é aproximar os docentes do sistema operacional e principalmente fomentar a reflexão de um planejamento mais qualificado no que diz respeito ao uso de tecnologias e mídias na sala de aula.


Dica de Planos de Aula



    Promover habilidades diversificadas com a criança desenvolve aptidões mentais e eleva o grau de compreensão, ativando a inteligência geral, que opera e organiza a mobilização dos conhecimentos de conjunto em cada situação particular da vida, inclusive possibilitando que o jovem recuse drogas. MORIN (2001, p. 39).

www.cienciasparaescola.blogspot.com



RELATÓRIO DO PROJETO EDUCACIONAL HOMEM-BATATA


            O Laboratório de Informática da EMEF N.S.F. é muito frequentado pelos professores e seus alunos, por esta razão, é preciso fazer pré-agendamento para utilizá-lo. No entanto, na quarta-feira, dia 10 de outubro, surgiu uma oportunidade inesperada de aplicar o projeto Homem-Batata para a turma B 34. Estava chovendo e a professora de Educação Física não poderia utilizar as quadras de esportes e por coincidência o Laboratório estava disponível.

A professora de Educação Física e eu (Ciências), da Turma B 34, entramos no Laboratório de Informática com os alunos, o Estagiário (monitor) já estava com os computadores ligados. Os alunos se acomodaram e expliquei a atividade que eles deveriam realizar: construir uma batata humanoide bem criativa com o programa educacional Homem-Batata.

Eles seguiram os itens indicados, conseguiram localizar o programa e fizeram belas construções. Fotografei algumas, conforme anexo (infelizmente terminou a pilha da máquina de fotos). 

Assim, após colocar em prática o projeto, acompanhar as produções e a alegria dos alunos em explorar o ambiente virtual de forma divertida e criativa, penso que possa repetir o mesmo projeto com as outras turmas de B 30 na próxima semana e começar a planejar alguma atividade para ser realizada em novembro.

        











Nenhum comentário: