terça-feira, 17 de maio de 2011

TECNOLOGIAS SOCIOAMBIENTAIS



Cerca de 70 professores da rede municipal de ensino participaram sexta-feira, 13, e sábado, 14, do seminário “Transferência de Tecnologias Socioambientais a partir da Escola”. O evento, organizado pela escola municipal de ensino fundamental Morro da Cruz, em parceria com a Coordenação da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação (Smed), contou com a presença José Alcino Alano, de Tubarão, Santa Catarina, que ganhou notoriedade em função do invento de aquecedor solar composto de garrafas PET e caixas de leite.


O equipamento proporciona economia de energia elétrica, além ter em seu bojo a reflexão sobre a finitude dos bens naturais por ser confeccionado a partir do reaproveitamento de materiais descartáveis. O inventor apresentou vários de seus inventos que representam a adoção do conceito de sustentabilidade na prática, tal como a manta térmica confeccionada com caixas de leite, que pode, sem custos, propiciar conforto térmico às residências.


Conforme José Alano, "desta forma, comprovarmos que é possível, com uma reciclagem direta e sem qualquer processo industrial, reutilizarmos essas embalagens, após o consumo, em projetos socioambientais, possibilitando às pessoas com menor poder aquisitivo terem mais conforto, dignidade, qualidade de vida e economia de energia elétrica".


O evento propiciou aos professores da rede municipal de ensino a apropriação destas tecnologias socioambientais, para que possam difundi-las às comunidades escolares. Para o coordenador do projeto na Morro da Cruz , professor Luis Oscar Correa, "comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis".


O objetivo do projeto da escola é transferir o conhecimento de tecnologias socioambientais que gerem melhoria das condições de vida para a comunidade, por meio de ações sustentáveis e que detenham a responsabilidade sobre a vida no planeta. Ao longo do seminário, formou-se grupo com professores que se apoiarão mutuamente na confecção de aquecedores solares nas escolas.

A coordenadora da Educação Ambiental na Smed, Rosa Maris Rosado, expressa a gratidão do grupo para com o inventor. "Todos agradecemos imensamente ao José Alcino Alano por compartilhar seus inventos e sua humanidade com os presentes e ficamos comprometidos com a difusão das alternativas criativas e sustentáveis apresentadas”, garantiu.




O Seminário Nacional de Educação Integral, em conjunto com a terceira edição do Encontro Nacional dos Coordenadores do Programa Mais Educação, ocorre até sexta-feira, 21, em Brasília. Realizados simultaneamente, os eventos contam com a participação das representantes da Secretaria Municipal de Educação Ana Helena Laux e Luciana Job, que trabalham com o programa Mais Educação, e de Rosa Maris Rosado, da Educação Ambiental.

Uma das atividades do encontro é o Colóquio Programa Mais Educação e Educação Ambiental: a Construção de Espaços Educadores Sustentáveis, no qual a professora Rosa Maris foi convidada pelo Ministério da Educação (MEC) a apresentar a experiência do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) nas escolas da rede municipal de ensino. A atividade teve início terça-feira, 18, e tem o objetivo de articular as estratégias de inserção da dimensão socioambiental às propostas da educação integral (conforme o artigo 2 do recente Decreto 7.083/10).

Com o título LIAU: o conhecimento do território fazendo a diferença na cidade de Porto Alegre, foi apresentada esta que tem sido uma das estratégias empregadas pela Política da Educação Ambiental da rede municipal de ensino de Porto Alegre. "O LIAU é complemente sinérgico com a educação ambiental que propomos no MEC, direciona para o sentimento de pertencimento ao território e para a construção de sociedades sustentáveis", ressalta a coordenadora da Educação Ambiental/SECAD/MEC, Raquel Trajber.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=127307

Estudantes participam de atividades socioambientais

29/04/2011 12:45:49

Neste sábado, 30, a partir das 9h, 350 alunos de sete escolas municipais participam da edição 2011 do projeto Toyota Trilhas da Natureza. O evento tem como objetivo conscientizar a população sobre questões socioambientais, além de oferecer cultura e lazer por meio de oficinas, peças de teatros infantis, exposição de fotos e atrações musicais.

Os estudantes irão de ônibus até o Parque da Juventude, em Guaíba, onde serão realizadas as atividades. A Mata Atlântica será o principal foco da programação. Uma das oficinas, denominada "Sentidos da Mata", proporcionará aos participantes o resgate do ambiente da floresta, seu clima, relevos, texturas, odores e sons.

De acordo com a professora Rosa Maris Rosado, coordenadora da Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, o estímulo para a participação das escolas municipais ocorreu devido ao conteúdo da programação, principalmente por 2011 ser o ano internacional das florestas. “É relevante que os alunos se apropriem de conhecimentos sobre as espécies que compõem o pouco que ainda resta da Mata Atlântica e sejam protagonistas na sua preservação", explica.

A programação do evento é vasta, e conta com oficinas socioambientais. As escolas municipais de ensino fundamental participantes do projeto são Neusa Goulart Brizola, Presidente Vargas, José Mariano Beck, São Pedro, Professor Gilberto Jorge da Silva, Mário Quintana e Grande Oriente do Rio Grande do Sul.

O projeto Toyota Trilhas da Natureza tem o patrocínio da Fundação Toyota do Brasil e apoio da Toyota, Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e prefeitura municipal de Guaíba.

Fonte: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/smed/default.php?p_noticia=140813&ESTUDANTES+PARTICIPAM+DE+ATIVIDADES+SOCIOAMBIENTAIS

Nenhum comentário: