segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Excesso de conteúdos no Ensino Médio dificulta a aprendizagem

Novas disciplinas podem atrapalhar aprendizado


Para Cláudio de Moura Castro, currículo escolar deve se concentrar nas matérias essenciais.
 
A nova pilha de livros dos alunos do ensino médio brasileiro não para de crescer. Entre as últimas aquisições, estão obras sobre cultura indígena, filosofia, direitos das crianças e dos idosos e até mesmo regras de trânsito. Mas esse amontoado de conhecimento está jogando para escanteio o mais importante: as disciplinas de base, como português e matemática. E o desprestígio dessas matérias foi apontado por 68% dos brasileiros, como mostra a pesquisa Ibope/CNI Retratos da Sociedade Brasileira, divulgada nesta sexta-feira.


Os estudiosos que defendem a adoção das novas disciplinas nos currículos escolares argumentam que a prática dá aos estudantes mais condições de integrar mais áreas do saber para a compreensão do mundo que os cerca. Mas a superlotação de disciplinas na grade curricular pode, sim, prejudicar a qualidade do ensino, de acordo com Cláudio de Moura Castro, especialista em educação e colunista de VEJA. “A regra básica da educação é ensinar menos para o aluno aprender mais”, afirma Castro.

Para garantir lugar às novas matérias, por exemplo, é preciso suprimir o tempo destinado ao português e à matemática. “O currículo já é duas vezes maior do que deveria ser. Ninguém consegue aprender tudo o que é ensinado hoje em sala de aula”, diz o especialista.

Para Castro, só há um caminho para a qualificação plena do ensino nacional. “O excesso do conteúdo tem de ser retirado das apostilas e o número de disciplinas lecionadas tem de diminuir”, afirma. A regra, então, é simples e uma só: para cada disciplina que entra, uma sai. Não entram na lista de trocas, no entanto, português, matemática e ciências - consideradas essenciais. “É o conteúdo que o jovem vai usar de fato quando sair do colégio”.

FONTE: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/novas-disciplinas-podem-atrapalhar-aprendizado
.
Matéria interessante para refletir a Educação no Ensino Médio!

Cláudio de Moura e Castro é economista, escritor, mestre em Educação, Ph.D em Economia (Universidade de Vanderbild), possui mais de 30 livros publicados e é articulista da revista Veja.

UMA MENSAGEM INTERESSANTE DE CASTRO SOBRE UM PROFESSOR INESQUECÍVEL:
'Mr. Castro, o senhor lê demais e entende de menos. O senhor precisa ler menos e entender mais.' E essa foi uma das grandes lições: foco, concentração, entender profundamente algumas poucas idéias e não fingir que entende um número colossal delas. E para mim, fruto do ensino brasileiro, que é o ensino de fingir que entende tudo, essa foi a grande lição: aprender pouco, mas bem."

Fonte: http://www.educacional.com.br/professor_inesquecivel/pi018.asp


DESTA FORMA, ENCONTRAMOS NOS 4 PILARES DA EDUCAÇÃO, A LIÇÃO:

Os quatro pilares envolvem o aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.

http://www.unesco.org/

O relatório completo para a UNESCO, da Comissão Internacional sobre a Educação para o século XXI, coordenado por Jacques Delors, resultou no  livro “Educação: um tesouro a descobrir”, da Editora Cortez, São Paulo, 1998. Encontra-se na íntegra no link:

http://www.dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf


VÍDEO EDUCACIONAL - Aprender a Aprender

http://www.youtube.com/watch?v=Pz4vQM_EmzI

.

Nenhum comentário: