CORREIO DO POVO
ANO 114 Nº 335 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 31.08.2009
ANO 114 Nº 335 - PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 31.08.2009

PORTO ALEGRE, SEGUNDA-FEIRA, 31 DE AGOSTO DE 2009
Pessoas que convivem com fumantes aspiram o equivalente a 10 cigarros por dia e têm seis vezes mais chance de desenvolver câncer de pulmão. Todos os dias, pelo menos sete não fumantes morrem no Brasil em decorrência de problemas ligados ao tabagismo. Os malefícios do cigarro estiveram em evidência no sábado em todo o país, no Dia Nacional de Combate ao Fumo.Na Usina do Gasômetro, em Porto Alegre, profissionais da saúde se mobilizaram para alertar a população sobre os riscos de fumar ou de conviver com fumantes. Os bonecos Dado e Dada, símbolos da campanha em defesa de ambientes livres de fumaça, distribuíram material informativo. Atualmente, o tabagismo é responsável por 30% das mortes por câncer, sendo que 90% dessas são câncer de pulmão.Porto Alegre é a 2ª capital com maior número de fumantes acima dos 18 anos, atrás apenas de São Paulo. 'Todo mundo sabe que o cigarro faz mal, mas muitas vezes isso não é o suficiente para largar o vício', diz a coordenadora do Núcleo de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria Estadual da Saúde, Tânia Santos.
Tendo em vista o tema acima descrito, minha formação e experiência, disponho-me a realizar palestras para promover a qualidade de vida, abordando a questão da prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, bem como o tabagismo ativo e passivo.
Durante a semana de Valorização da Vida e Prevenção às Drogas palestrei em várias escolas do Rio Grande do Sul (para pais, para alunos e para professores), procurando promover a qualidade de vida, livre das substâncias psicoativas de qualquer natureza.
Informações pelo e-mail: marielhidalgo@gmail.com
Currículo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2476789231792573
.
Currículo disponível em: http://lattes.cnpq.br/2476789231792573
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário