segunda-feira, 13 de abril de 2009

Começa nova etapa de limpeza do arroio Dilúvio

FOTO de ALEXANDRE MENDEZ

Pneus são mais complicados para retirar, pois ficam presos no barro.

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE, QUARTA-FEIRA, 8 DE ABRIL DE 2009


Pneus, sacos plásticos e papéis foram retirados ontem, em nova etapa de limpeza do arroio Dilúvio, na avenida Ipiranga, em Porto Alegre. A ação, realizada pela prefeitura e coordenada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), objetiva diminuir a quantidade de lixo depositada no arroio. O primeiro ponto da operação foi o cruzamento das avenidas Silva Só e Ipiranga. A prefeitura espera manter o serviço continuamente, retirando cerca de 400 quilos de lixo por dia.
Com a pouca chuva das últimas semanas, o nível do arroio diminuiu, deixando em maior evidência a grande quantidade de lixo. O principal problema do DMLU é o fato de que os resíduos são jogados pela própria comunidade, exigindo remoção permanente. Para reverter a situação, a limpeza será feita por garis de segunda-feira a sábado, em turnos pela manhã e à tarde. Outro fator que complica a manutenção do arroio é a presença de moradores de rua que ocupam trechos da Ipiranga e jogam no arroio roupas, restos de comida e sacolas de plásticos.
Dos itens retirados do Dilúvio, o pneu é o mais complicado, pois fica preso no fundo por causa do barro, tornando o trabalho demorado. Segundo o diretor do DMLU, Mário Moncks, a limpeza será feita paralelamente ao desassoreamento do arroio junto ao Guaíba, a cargo do Departamento de Esgotos Pluviais.

Nenhum comentário: