
Menos agressivos ao ambiente, limão, vinagre e bicarbonato de sódio podem substituir produtos químicos
Com poucos ingredientes e alguma disposição, é simples fazer em casa produtos de limpeza que podem ser usados no lugar dos industrializados. Além de agredirem menos o ambiente, os produtos caseiros são menos nocivos também à saúde, já que a maioria dos que estão disponíveis no mercado tem substâncias químicas tóxicas que utilizam solventes e cloro, que podem causar disfunções hormonais, alergias e problemas respiratórios.
Na hora da faxina, a química pode ser trocada por vinagre, bicarbonato de sódio e limão -os principais ingredientes dos produtos de limpeza caseiros. Em muitos casos, para desengordurar, basta aplicar o vinagre sozinho. Para limpar, em várias situações, não é necessário mais do que o bicarbonato de sódio.
Produtos básicos na limpeza:
VINAGRE, além de ser bactericida, serve como desengordurante de diversas superfícies, removendo manchas e odores fortes e limpando azulejos e panelas. É só preparar uma solução com uma colher de vinagre em um litro de água e esfregar a superfície com um pano limpo.
BICARBONATO DE SÓDIO, dissolvido em água, substitui os produtos de limpeza do banheiro, podendo ser usado para esfregar a louça e os azulejos (esfregue pela superfície, deixe agir por uma hora e enxágüe). Também limpa panelas manchadas: é só colocá-lo na panela e levá-la ao fogo até ferver.
LIMÃO, é muito eficiente para eliminar manchas em tecidos e em madeiras. Assim como o vinagre branco, é bom para remover sujeiras das superfícies, especialmente gorduras. Para clarear roupas brancas, pode-se adicionar meio copo de suco de limão à água de enxágüe.
Fontes: Greenpeace, Ministério de Minas e Energia/Petrobras Conpet (programa nacional da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural) e ANA BORELLA, diretora da Associação de Yoga de São Paulo.
Receitas caseiras
Desinfetante
Ingredientes
Sobras de sabão (de preferência feito com gordura vegetal) picadas 1 litro de álcool líquido 4 litros de água Cerca de 30 a 40 folhas verdes de eucalipto ou tintura de eucalipto pronta.
Modo de Preparo
Deixe as folhas de molho no álcool durante 2 dias, até adquirir coloração verde. Ferva 1/4 da água com o sabão em fogo baixo, mexendo sempre, até dissolvê-lo. Tire do fogo e junte ao restante da água, acrescentando a tintura das folhas, e misture tudo.
Limpador de vidros
Ingredientes
1/4 de colher (chá) de detergente líquido 250 ml vinagre branco 250 ml de água morna.
Modo de Preparo
Ponha os ingredientes em um pulverizador, agite e use como você usa um limpador comercial.
Limpador multiuso
Ingredientes
1/2 colher (chá) de carbonato de sódio (barrilha leve) Um pouquinho de sabão líquido 2 copos de água quente.
Modo de Preparo
Combine os ingredientes em um pulverizador e agite-os até que o carbonato de sódio se dissolva. Aplique e remova com uma esponja ou um pano. Use luvas para manusear o carbonato.
Detergente*
Ingredientes
200 g de sabão em pedra (de glicerina ou de coco) picado 3 litros de água Suco coado de 1 limão 3 colheres (sopa) de amoníaco.
Modo de Preparo
Coloque em um balde 2,5 litros de água e o suco de limão. Coloque o sabão com a água restante numa panela e aqueça em fogo baixo, mexendo bem até dissolver. Em seguida, despeje o sabão no balde e mexa bem, acrescentando o amoníaco. Continue mexendo até estar tudo muito bem misturado. Está pronto: guarde o detergente em recipientes não metálicos bem tampados. Rende aproximadamente 3 litros de detergente.
* Em dias frios o sabão do detergente pode coagular. Para que volte ao normal, é preciso agitá-lo bem ou aquecê-lo levemente
Creme de limpeza pesada
Ingredientes
1/2 copo de bicarbonato de sódio Detergente biodegradável
Modo de Preparo
Derrame o bicarbonato de sódio em uma bacia e adicione detergente suficiente para fazer uma textura de creme. Coloque a mistura em uma esponja e lave a superfície desejada. A receita também é boa para limpar porcelanas dos banheiros.
É comum que mais de uma pessoa utilize a mesma esponja de banho, mas a orientação é que seu uso seja individual, para evitar a contaminação.
Na cozinha, sem higienização, a esponja pode sujar a louça.
"É importante tirar o excesso de resíduos para a matéria orgânica não grudar na bucha", alerta Evanise Segala, subgerente da Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde), da Secretaria Municipal de Saúde.É recomendável ferver as esponjas em água quente ou deixá-las em um recipiente com duas colheres de água sanitária durante 20 minutos.
MARIANA BERGEL COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário